Há 7 edições, o Santa Bárbara Rock Fest recebe bandas de rock do cenário local e nacional e se consagra como um dos maiores festivais de rock independente do interior de São Paulo. Pelo festival já passaram grandes nomes do gênero como Ultraje a Rigor, Titãs, Camisa de Vênus, Sepultura, Ratos de Porão, entre outros!
O que esperar da edição de 2024 do Santa Bárbara Rock Fest?
Em 2024, o Rock Fest SBO vai receber 41 artistas, sendo destes seis headliners a nível nacional. Eles são: Pitty, Fresno, Sepultura, Gloria, Raimundos e Viper. E o melhor: tudo isso de graça, dos dias 23 a 25 de agosto, no Complexo Usina Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Além desses nomes que figuram nos principais line ups dos festivais tanto de rock como multigênero de Norte a Sul do país, também foram escolhidas 35 bandas via inscrição no site do festival. Para se ter uma noção de como o festival é reconhecido na cena nacional foram 263 grupos de oito estados diferentes inscritos.Destes, 35 foram aprovados e grande parte deles nunca tocou no festival. O critério utilizado pela curadoria do festival esse ano foi o repertório autoral, então grande parte dessas bandas vem de várias vertentes do rock (pop rock, classic rock, hard rock, heavy metal e mais!) e traz um setlist que mescla músicas autorais com clássicos do rock. Então, se você curte o estilo, esse festival (além de gratuito), com certeza é pra você! Para entrar no clima, veja um vlog da edição 2023 e sinta a vibe do Rock Fest SBO:
Uma outra novidade da edição de 2024 é o palco “Cidade do Rock”, que receberá apenas bandas de Santa Bárbara d’Oeste. O palco se junta aos outros cinco já existentes: Terra, Água, Jam, Gig e Air. Veja o line up completo do festival aqui.
Você conhece Santa Bárbara d’Oeste?
E falando em Cidade do Rock, não tem como citar o Rock Fest SBO sem mencionar a sua protagonista: a cidade de Santa Bárbara d’Oeste. O município respira rock desde os anos 1950 e, por esse motivo, foi elencada como cenário do documentário “Rock No Seu Interior”, que será lançado às vésperas do festival.
Nele, o publicitário e professor universitário Fabrizio Racaneli acompanha a história e a vida cultural dos barbarenses em busca de realizar uma pesquisa e um levantamento de dados sobre a cultura rock’n’roll na cidade. Foram cerca de 30 pessoas entrevistadas entre moradores, músicos, produtores e historiadores: “Acredito que o sucesso do Santa Bárbara Rock Fest está muito ligado a esse histórico que a cidade tem e a essa construção que os músicos fizeram ao longo dos anos”, comentou o diretor.
De categoria média-metragem, o documentário será exibido no dia 20 de agosto, às 20 horas, no Teatro Municipal Manoel Lyra. A obra traz passagens de artistas como Rita Lee, Raul Seixas, Titãs e Roberto Carlos pela cidade. Segundo Racaneli, “todas essas histórias serão contadas e finalizaremos no Rock Fest, como ele começou e aonde chegou e como hoje Santa Bárbara é. Uma referência para os músicos, uma referência para quem gosta de rock e uma referência por ter hoje um dos principais festivais de rock do interior”.
Ficou interessado no festival?
Se você é de São Paulo ou de cidades vizinhas a Santa Bárbara d’Oeste, ainda dá tempo de ir. A entrada é gratuita e o festival fica há 2 horas de distância de São Paulo, 2h30min de São Bernardo do Campo e de Ribeirão Preto e a 1h30min de Sorocaba.
Acesse todas as informações sobre o Rock Fest SBO na página do festival no Mapa dos Festivais.
A 7ª edição do Santa Bárbara Rock Fest conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, com apresentação do Supermercados Pague Menos, patrocínio da Leuven, Maravilhas do Lar, Denso e Comgás, apoio da Raízen, Tivoli Shopping, Unimed Santa Bárbara Americana, Sapore e SOS Telecom, media partner com a EPTV, G1, EP FM e Atomcore Studio e produção cultural Xekmat – Promoções e Eventos.