Festival de música - Mapa dos Festivais: Panorama 2024/1

Mapa dos Festivais revela artistas que mais tocaram nos festivais brasileiros no primeiro semestre de 2024

Panorama artístico faz parte do Mapa dos Festivais: Panorama 2024/1, uma pesquisa que analisou 163 festivais de norte a sul do país.

A cena musical brasileira segue mais vibrante do que nunca. O Mapa dos Festivais: Panorama 2024//1 lançado no início de agosto pela plataforma Mapa dos Festivais revelou que 1.775 artistas subiram aos palcos dos festivais brasileiros apenas no primeiro semestre deste ano.

Esse número representa um aumento de 19% em comparação com o mesmo período do ano passado. Evidenciando assim, um crescimento exponencial da indústria musical e um apetite cada vez maior do público por novas experiências musicais.

Em 2024, artistas como Dennis DJ, Veigh, Fresno, WIU e Paralamas do Sucesso foram figurinhas carimbadas nos festivais brasileiros com uma média de 9 shows cada. A versatilidade e a popularidade os colocaram como opções certeiras para animar o público em diversas ocasiões.

E teve quem não se apresentou no primeiro semestre de 2023 e brilhou este ano. Henry Freitas, Djavan, Rubel, Gustavo Mioto e Lulu Santos são alguns desses artistas que retornaram com tudo em 2024, demonstrando que sua presença ainda é aguardada pelos fãs.

Fora isto, no panorama artístico geral, os festivais multigênero seguem liderando os estilos de festivais brasileiros. Logo em seguida, vem os festivais de rock, que seguem em ascensão com um aumento de 79% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa também revela quantos e quais artistas mais tocados em cada região brasileira. 

Além desses dados ligados ao panorama artístico dos line ups do primeiro semestre, o Mapa dos Festivais: Panorama 2024/1 também apresenta big numbers sobre os próprios festivais, como a média do valor dos ingressos, a sua distribuição geográfica e mais.

O Mapa dos Festivais: Panorama 2024/1 é uma prévia da pesquisa que será lançada em janeiro de 2025 sobre os mais de 300 festivais que acontecerão em 2024. “Essa pesquisa do primeiro semestre é só uma amostra do que será a pesquisa completa sobre o ano de 2024, que além de trazer os dados do ano inteiro, terá comparações com os dados de 2023 e insights”, adiantou Juli Baldi, diretora criativa e sócia do Mapa dos Festivais. 

>> Acesse aqui o Panorama 2024/1 do Mapa dos Festivais

Compartilhe:
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.