O Festival da Lua Cheia, conhecido antes como Forró da Lua Cheia, é um evento multicultural que existe há mais de 40 anos. Em 2024, o festival vai para sua 32ª edição com mais de 60 shows dos dias 30 e 31 de maio a 01 e 02 de junho, durante o feriadão de Corpus Christi.
Entre tantos shows programados para acontecer no festival, o Mapa dos Festivais selecionou 9 performances imperdíveis. Confira:
MATO SECO: MARLEY EXPERIENCE
Mato Seco é uma das grandes bandas do reggae nacional, destacando-se pelas composições com mensagens positivas e conotações políticas e sociais. Em 2024, o álbum “Marley Experience” completa 10 anos e vamos poder comemorar isso no palco do Festival da Lua Cheia.
O disco carrega uma releitura de 16 músicas de diversos períodos da vida de Bob Marley. Na quinta, dia 30, escutaremos músicas como “One Love”, “Revolution”, “Natural Mystic” e muito mais!
JOHNNY HOOKER
Johnny Hooker é um dos maiores artistas da atualidade e os números não nos deixam mentir: suas músicas e vídeos possuem mais de 200 milhões de streamings/views, além de algumas já terem se tornado trilhas sonoras para filmes e séries tanto nacionais, quanto internacionais.
Na quinta, dia 30, os hinos “Alma Sebosa”, “Flutua”, “Amor Marginal” e “Caetano Veloso” estão garantidos no repertório, assim como aquela energia única que só Hooker sabe proporcionar quando sobe ao palco.
CRIOLO
Na última década Criolo se consolidou como um dos maiores artistas, não só do rap, mas da música brasileira como um todo. O artista tem uma habilidade única de mesclar ritmos e letras impactantes.
O cantor sobe ao palco do Festival da Lua Cheia na sexta, dia 31, para mostrar que existe sim amor em SP em uma apresentação que promete ser envolvente, indo desde batidas pulsantes até reflexões profundas sobre a vida nas periferias urbanas.
NANDO REIS CONVIDA ARNALDO ANTUNES
Duelo de Titãs? Não, porque não é um duelo, mas sim um super encontro entre os ex-titãs Nando Reis e Arnaldo Antunes. Na sexta, dia 31, o show é de Nando, que vai levar ao palco do Festival da Lua Cheia grandes clássicos de sua carreira, desde os primeiros passos na música, alguns sucessos gravados com os Titãs e seus últimos discos, até hits compostos por ele, mas conhecidos em outras vozes.
Arnaldo será uma participação mais que especial, celebrando uma parceria entre ambos artistas de anos e alguns sucessos feitos juntos!
HOROYA
O Höröyá é um grupo formado por 13 integrantes, entre brasileiros e senegaleses. Eles trazem uma proposta única que une o tradicional ao moderno e ritmos tradicionais da cultura africana com a cultura afro-brasileira.
O grupo carrega como influência culturas tradicionais de países do oeste africano, como Guiné, Mali e Senegal; diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé; o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz. Pensa em um show que não dá pra perder?! Eles se apresentam na sexta, dia 31.
ZÉ RAMALHO
Com 40 anos de carreira, Zé Ramalho é um dos ícones mais marcantes da música popular brasileira, conhecido por sua voz única e composições que mesclam elementos do rock, folk e música nordestina.
A verdade é que Zé acumula sucessos atemporais que atravessam gerações e emocionam multidões como “Admirável Gado Novo”, “Avohai”, “Chão de Giz” e “Sinônimos”, em parceria com Chitãozinho & Xororó. Zé se apresenta no sábado, dia 1, e seu show é uma experiência imperdível para os amantes da cultura brasileira no festival.
VANESSA DA MATA
Pela primeira vez no palco do Festival da Lua Cheia, Vanessa da Mata apresenta o show “Vem Doce” com sua voz potente ao lado de sua banda em um espetáculo que une elementos de grandes gêneros da música e cultura brasileira.
A apresentação é dividida em três atos, cada um deles conta com um cenário diferente, tendo espaço não só para o novo disco, como também para seus diversos sucessos em 20 anos de carreira. Vanessa sobe ao palco no sábado, dia 1.
LAMPARINA
A história da banda Lamparina com o Festival da Lua Cheia não é de agora. Em 2017, foi vencedora de um concurso de bandas e tocou no festival. Já em 2023, se apresentou de madrugada no Palco Mirante com uma performance envolvente que cativou todo mundo. Tanto que foi uma das bandas mais pedidas para voltar.
No sábado, dia 1, eles retornam no palco principal com o novo disco, “Original Brasil”, uma ode à música brasileira, passeando pela diversidade sonora típica da cultura brasileira.
FRANCISCO EL HOMBRE
A banda Francisco, el Hombre está comemorando 10 anos de carreira, se destacando por sua fusão única de estilos musicais, indo além das fronteiras brasileiras em uma celebração à música latina.
A turnê apresenta um repertório de clássicos da banda, mas com uma nova roupagem, como “Arrasta” e “Triste, Louca ou Má”, além de celebrar as várias fases do quinteto. Eles se apresentam no domingo, dia 2.
A verdade é que o line up inteirinho está recheado de shows imperdíveis, mas esses nove selecionados aqui são apenas um gostinho do que vão ser esses 4 dias de festival!
O Festival da Lua Cheia vai rolar de 30 de maio a 2 de junho, no Vale das Grutas, em Altinópolis, São Paulo.
Garanta seu ingresso aqui (no site do Mapa tem desconto!).