Descubra os artistas que protagonizaram os festivais brasileiros em 2022.
Você tem a sensação de estar sempre vendo os mesmos nomes como atrações de festivais brasileiros? Acha que os line ups estão repetidos? Analisamos 86 festivais brasileiros de Norte a Sul do país cadastrados no Mapa dos Festivais de janeiro a dezembro de 2022 e separamos os nomes que mais apareceram em seus line ups.
A NÚMERO 1: MARINA SENA (15 FESTIVAIS)
Marina Sena se lançou como artista solo em 2021 e acertou de primeira com seu disco de estreia. “Por Supuesto” se tornou um viral no Tik Tok e entrou não só para o ranking das músicas mais escutadas do ano passado, como também fez com que a mineira colhesse frutos em 2022.
Sua voz autêntica e seu carisma fizeram com que Marina fosse chamada para 15 festivais neste ano. É provável que em 2023, a artista continue abrilhantando line ups pelo Brasil. Ela já está confirmada no Festival de Verão de Salvador e no Festival Sensacional!
O VICE LÍDER: DJONGA (13 FESTIVAIS)
Desde 2019, Djonga vem aparecendo nos line ups de festivais pelo Brasil. Em 2022, foram 13 festivais em que o público pôde entrar em contato com a energia única dos shows do rapper que convoca os românticos em “Leal” ao mesmo tempo que abre roda e puxa um coro de “fogo nos racistas” em “Olho de Tigre”.
O TERCEIRO LUGAR VAI PARA… BAIANASYSTEM (13 FESTIVAIS)
As novas possibilidades da guitarra baiana apresentadas pelo BaianaSystem unidas a um ritual catártico de rodas fizeram com que nos últimos anos a banda se tornasse figurinha carimbada nos festivais brasileiros, inclusive neste ano, aparecendo em 13 line ups pelo Brasil.
OUTROS NOMES QUE SE REPETIRAM NOS FESTIVAIS BRASILEIROS EM 2022
- Gilsons (12)
- Liniker (10)
- Emicida (10)
- Lagum (10)
- Duda Beat (9)
- Jão (9)
- Luedji Luna (9)
- Filipe Ret (8)
- Gloria Groove (8)
- Matuê (8)
- Black Alien (8)
- IZA (7)
- Baco Exu do Blues (7)
- Racionais MC’s (7)
- Tasha & Tracie (7)
- L7NNON (7)
- Ludmilla (6)
E SERÁ QUE OS FESTIVAIS ESTÃO MAIS PLURAIS?
Dos 20 nomes que mais se repetiram nos festivais de 2022, 15 eram artistas negros ou de bandas formadas por artistas pretos e 7 eram mulheres. Observando cada um dos 86 festivais cadastrados em nosso buscador, vimos que 25 deles têm 50% ou mais mulheres nos line ups.
Geralmente em festivais de rock, rap/trap e reggae o line up é majoritariamente masculino, às vezes até 100%. Além disso, os novos festivais demonstram preocupação com a diversidade, então têm sido cada vez mais comum ver mais artistas negros e mais mulheres nos lines de novos festivais de Música Brasileira.
Nos conta, que novos artistas você gostaria de ver nos line ups dos festivais em 2023?