O Festival Turá é um evento que celebra a diversidade da cultura brasileira, promovendo e exaltando suas múltiplas facetas. O nome “TURÁ” simboliza abertura, cultura, mistura e releitura. Através da música, comida, bebida, arte, local e pessoas, o festival tem como objetivo capturar a essência plural do Brasil e dos brasileiros.
A terceira edição do Festival Turá acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, no icônico Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Mapa dos Festivais explorou o line up do festival, para além dos nomes no cartaz, e te mostraremos o quão plural é essa programação. Vamos?
Desde 2022, quando começou, o Turá apresenta uma verdadeira mistura da música brasileira em seus palcos e este ano não será diferente com MPB, sertanejo raiz, samba, emo, rock, pop, maracatu, reggae, funk, R&B, blocos de carnaval e DJs de vários cantos do Brasil no line up.
PATRIMÔNIOS BRASILEIROS
O sertanejo raiz vai ser bem representado pela dupla Chitãozinho & Xororó, pensa só como vai ser cantar em coro “Evidências” e outros grandes hits de uma das duplas mais populares do país!
Falando em maior do país, Alcione estará lá para representar o samba e não vai deixá-lo morrer ou acabar com sua voz única e sucessos que estão na boca do povo como “A Loba” ou “Você Me Vira A Cabeça”.
ENCONTROS ÚNICOS
O pop de Pabllo Vittar se une ao emo da Fresno em um encontro único. Eles lançaram a música “Eu Te Amo / Eu Te Odeio (IÔ-IÔ)” recentemente juntos e você vai poder ouvir ela ao vivo no Turá.
Ainda vai rolar um encontro de gerações da MPB com Adriana Calcanhotto e Rubel, que já gravaram e se apresentaram juntos algumas vezes e vão repetir a dose agora.
Além disso, Chico César e Zeca Baleiro vão cair na MPB, no forró, no reggae, no samba e muito mais em um show inteiro juntinhos.
MPB #PRESENTE!
Já que falamos em MPB, no Turá, os nomes vão dos destaques clássicos aos mais recentes do gênero. Djavan estará lá com suas canções poéticas e maravilhosas que cativam qualquer pessoa que o escuta. Filipe Catto, Assucena e, a nova sensação, Os Garotin, também estarão no festival representando a música popular brasileira que vai estar mais que presente nessa misturá.
CELEBRAÇÕES ESPECIAIS
A Nação Zumbi vai comemorar os 30 anos do “Da Lama ao Caos”, disco de estreia da banda que inaugurou o manguebeat, movimento que popularizou o maracatu e foi um marco na música brasileira.
Falando em celebrações, a cantora Mãeana vai apresentar o show “Mãeana canta JG”, onde reverencia os sucessos dos músicos João Gilberto e João Gomes em uma performance que tem tudo a ver com o São João, já que carrega muito forró.
DO REGGAE AO TRAP
Um dos grandes representantes do reggae no Brasil, Armandinho, é um dos nomes a se apresentar no Turá com toda sua leveza sonora e lírica que levanta o astral de qualquer um.
Outro grande representante, mas do trap e do funk, é o MC Cabelinho que tem ganhado destaque nos últimos anos com suas músicas e shows que colocam a cena em evidência.
JÁ É CARNAVAL?
Ainda não! Está longe, mas felizmente, para os amantes da folia, o Turá vai levar blocos de carnaval pro seu palco. Será que dá para matar a saudade? Você vai ter que descobrir isso lá.
Em cada dia de festival vai ter um bloco. No sábado, o Cornucópia Desvairada faz a festa no Turá. Já no domingo, teremos o Grupo Maracatu Bloco de Pedra para aquecer a galera.
DJS!
Se você achou que tudo isso que citamos é pouco, ainda teremos DJs dos mais diversos estilos, hein? Por exemplo, o soul de Odara Kadiegi ou o funk da DJ Sophia. Que tal a mistura dos ritmos regionais da amapaense Carol Tucuju? Isso é só um gostinho porque ainda vai rolar um som com Paulete Lindacelva, DJ Paulão, Kim Cotrim, Ubunto, DJ Kokay, Lys Ventura e Gabi Matos. Isso mesmo, 10 DJs! Cinco para cada dia.
Confira os horários do line up por dia:
Se você curte a diversidade da música brasileira, vai curtir o Festival Turá. Então não perca essa e garanta seus ingressos!