Contabilizamos o número de festivais brasileiros cadastrados até junho de 2023 no nosso site. Descubra em que regiões eles foram e os artistas que mais apareceram nos lines.
Acreditamos estar vivendo o boom dos festivais, com isso, nos questionamos: quantos festivais rolaram no Brasil de janeiro a junho? Felizmente, temos esses números a partir dos festivais que foram cadastrados no Mapa. Dividimos por regiões e contabilizamos quantos dos festivais que mapeamos, cada estado recebeu.
Ao todo, registramos 121 festivais no primeiro semestre do ano. Quase o número que mapeamos em todo 2022, foram 125 festivais de janeiro a dezembro. Ou seja, não é só uma sensação de que 2023 está sendo o ano dos festivais.
Só no mês de maio, nossa curadoria encontrou 34 festivais pelo Brasil, confira. (PS: em nossa lista mensal constam 35, pois havia o Festival União Reggae + Rap, que precisou ser adiado para agosto). Falando em novos festivais, registramos 26 em suas primeiras edições.
A região que mais recebeu festivais de janeiro a junho de 2023 foi o Sudeste, com 79 festivais mapeados na região. Sendo 39 festivais em São Paulo, 22 festivais no Rio de Janeiro, 15 festivais em Minas Gerais e 3 festivais no Espírito Santo.
A segunda região que mais recebeu festivais foi a do Nordeste, com 18 festivais cadastrados pelo Mapa na região. Na Bahia e em Pernambuco, foram 7 festivais. 2 festivais no Ceará e no Piauí, 1 festival.
Logo atrás, vem a região Sul com 17 festivais mapeados por nós. No Paraná, foram 9 festivais registrados e, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 4 festivais cada.
No Centro-Oeste, foram 4 festivais, todos em Brasília, no Distrito Federal. Já na região Norte, mapeamos 2 festivais de janeiro a junho de 2023. Um em Rondônia e outro no Pará. Sabemos que existem mais festivais na região e temos espaço para recebê-los. Estamos abertos a receber indicações de festivais para cadastrar e, se você é produtor, pode cadastrar seu festival em nosso site! 🙂
Nos line ups…
Marina Sena, Emicida, Gilberto Gil e Margareth Menezes são alguns dos headliners que mais tem aparecido nos últimos festivais brasileiros. Mas quando falamos em festivais de Rap e Trap Matuê, Djonga e L7NNON são alguns dos nomes que mais aparecem. Tasha & Tracie têm sido um dos poucos nomes femininos que aparecem em festivais desse segmento.
Já nos festivais brasileiros de Rock, quase nunca falta Pitty. Ela é a artista mulher que mais aparece em festivais desse segmento. Além de bandas como CPM 22, Detonautas e Charlie Brown Jr. na tour Celebração 30 Anos com Marcão Britto & Thiago Castanho.
E olha que esses são dados só de seis meses, imaginem até o fim do ano!
Acesse mapadosfestivais.com.br e acompanhe os festivais que rolam o ano inteirinho pelo Brasil, de Norte a Sul.